Mapa Solidário

O Mapa Solidário, desenvolvido por nós da plataforma SOMAR, busca reunir e divulgar as iniciativas voltadas para o auxílio às comunidades em situação de vulnerabilidade de Fortaleza em tempos de COVID-19. Em conjunto com essas ações, sobrepomos as informações de IDH de Renda por bairro e os assentamentos precários de Fortaleza, para tornar fácil a leitura espacial das localidades da cidade que mais sofrem com a falta de infraestrutura. É possível percebermos que as ações são muitas, mas ainda existem áreas que não estão sendo atendidas. Dessa forma, precisamos aumentar essa rede de colaboração. Somar é preciso! 

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), é uma forma de medição desenvolvida pelo programa das Nações Unidas, para demonstrar o grau de desenvolvimento de um determinado grupo de pessoas. Ele leva em consideração os fatores de Renda, Saúde e Educação. Os seus valores vão de 0 a 1, sendo quanto mais próximo de 1, melhor a situação está avaliada.

VOCÊ SABE

O QUE É

IDH RENDA?

De acordo com artigo publicado por Queiroz Filho na Revista Brasileira de Gestão Urbana em 2015¹, os assentamentos precários são definidos como locais onde as condições de moradia e de acesso às infraestruturas urbanas são consideradas precárias ou inexistentes. Para que um lugar seja considerado um assentamento precário, são elencados alguns fatores que evidenciam a negação de direitos e ausência de condições básicas de vida dentro da cidade, como acesso inadequado à água potável, acesso inapropriado ao saneamento e outras infraestruturas, baixa qualidade estrutural do domicílio, superpopulação nas residências e irregularidades fundiárias que impeçam a segurança no status residencial.

VOCÊ SABE

O QUE É

ASSENTAMENTO PRECÁRIO?

¹Queiroz Filho, A. P. As definições de assentamentos precários e favelas e suas implicações nos dados  populacionais:  abordagem  da  análise  de  conteúdo. Revista  Brasileira  de  Gestão  Urbana. 015 set./dez., 7(3), 340-353.

Para colaborar, basta acessar as informações de “contato, localização, comunidades atendidas e formas de doação” de cada iniciativa, obtidas por meio do clique nos corações presentes no mapa, conforme explicação abaixo, ou descendo a página e clicando nas faixas de tipo de arrecadação. E mais, tem alguma iniciativa que não está no mapa? É só cadastrá-la no nosso formulário de cadastramento e logo entraremos em contato para adicioná-la no nosso sistema!

COMO UTILIZAR O MAPA SOLIDÁRIO?

As iniciativas marcadas no mapa estão divididas de acordo com o tipo de arrecadação, conforme as cores dos corações.

Ao clicar em um coração, um quadro com as informações sobre a iniciativa que atua naquele local será aberto.

Ao clicar em        , tem-se a Legenda do mapa. Clicando em Camadas, você pode ocultar ou mostrar as camadas.

Confira o mapa abaixo e não esqueça de ler um pequeno resumo crítico que fizemos sobre os dados presentes no mapa, logo após ele. Ainda, veja todas as iniciativas que estamos divulgando no momento, divididas por tipo de arrecadação para facilitar sua busca por quais ações ajudar! Mais abaixo, há o formulário de cadastramento, caso tenha uma iniciativa que queira nossa divulgação!

 

SÍNTESE SOBRE O MAPA

 

Ao olhar o mapeamento das iniciativas solidárias juntamente com os dados de nível de IDH e da localização dos assentamentos precários em Fortaleza, percebe-se, de forma clara e objetiva, as relações de desigualdade na cidade, evidenciando as regiões mais necessitadas. O IDH Renda torna notório a grande diferença de renda existente entre os bairros da capital: o que já era precário foi ainda mais afetado pelas consequências econômicas da pandemia. Além disso, é evidente que a maioria dos denominados assentamentos precários, independentemente de sua localização na cidade, sofrem com negligência de seus direitos e políticas públicas insuficientes, o que corrobora para a falta de infraestrutura urbana nesses espaços, principalmente às relacionadas à saúde — um fator grave diante do momento em que vivemos. Assim, as localidades que apresentam os dois fatores combinados são resultado de anos desassistência por parte do poder público, levando seus moradores a recorrerem a iniciativas solidárias para alcançarem condições básicas. Por isso, doe, divulgue, ajude. Somente a partir de uma visão comunitária e, sobretudo, solidária, poderemos sair mais fortes desse momento de crise.

INICIATIVAS POR TIPO DE ARRECADAÇÃO

EM DINHEIRO PARA AÇÕES COMUNITÁRIAS

EM DINHEIRO E/OU MANTIMENTOS PARA AÇÕES COMUNITÁRIAS

EM DINHEIRO E/OU MANTIMENTOS PARA AÇÕES QUE ABRANGEM A CIDADE

 
 

FORMULÁRIO DE CADASTRAMENTO

Você conhece e/ou faz parte de uma iniciativa solidária na cidade de Fortaleza que ainda não está mapeada e gostaria que ela fosse divulgada em nosso Mapa Solidário? Preencha o formulário abaixo com algumas informações básicas e logo entraremos em contato com ela para sabermos mais! Caso não consiga visualizá-lo, preencha pelo link abaixo:

© 2020 Fortaleza, Ceará

Programa de Educação Tutorial - Arquitetura e Urbanismo UFC

Ilustrações exclusivas por Julianne Almeida

@ajuilustra no Instagram