• Gabriel Serejo

Lavar as mãos? Sobre o coronavírus e a precariedade habitacional das nossas cidades

Como no texto também presente aqui na página “Segurança hídrica municipal é chave para combater proliferação da COVID-19”, de autoria da urbanista Raquel Rolnik, esta publicação do Observatório das Metrópoles também trata sobre a precariedade habitacional e sobre a falta de infraestruturas hídrica e sanitária em diversas áreas das cidades brasileiras, fato este que agrava a proliferação do coronavírus nessas regiões.

No entanto, mesmo tendo como foco a mesma temática, o texto aqui em questão dá um enfoque maior e um pouco mais específico na situação de comunidades e de ocupações urbanas, trazendo como exemplos uma ocupação de um prédio no centro da cidade de São Paulo - SP e uma ocupação de terreno na periferia de Porto Alegre - RS. No primeiro, é bastante enfatizada a densa ocupação dos pequenos cômodos do edifício e também a falta de água na maior parte dos andares, mesmo o imóvel se encontrando na área central da capital paulista. Já no segundo exemplo, as precariedades hídrica e sanitária existentes são resultado da atuação do poder público, o qual extinguiu diversos serviços públicos da região, pois planeja a remoção de todas as famílias que residem no local.

Por fim, os autores reforçam o fato de que para se realizar os hábitos de higiene recomendados para evitar o contágio pelo novo coronavírus, as residências devem estar contempladas, pelo menos, com as condições mínimas de habitabilidade, as quais incluem acesso à água e a existência de um sistema de esgotamento sanitário no local.


Link do texto original: https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/lavar-as-maos-sobre-coronavirus-e-a-precariedade-habitacional-das-nossas-cidades/?utm_source=Facebook&utm_medium=Post&utm_campaign=Facebook_627&utm_content=Lavar%20as%20m%C3%A3os%3F%20Sobre%20coronav%C3%ADrus%20e%20a%20precariedade%20habitacional%20das%20nossas%20cidades&fbclid=IwAR1PybAAW-9LgT5kBV5LmXoPw6cx0pRhNvzK0K0ZzwA3_ih0iycrH5RBtwc


© 2020 Fortaleza, Ceará

Programa de Educação Tutorial - Arquitetura e Urbanismo UFC

Ilustrações exclusivas por Julianne Almeida

@ajuilustra no Instagram